top of page

Energia Fotovoltaica

O barateamento da tecnologia tem feito com que muitos voltem sua atenção para a energia fotovoltaica. Em tempos de crise energética, o sistema pode ser interessante tanto pela economia quanto pela autonomia que oferece, mas sabemos que ainda existem muitas dúvidas. A INNOVA separou algumas informações que podem te ajudar a decidir se essa forma de geração de energia faz sentido em seu empreendimento.

Há três tipos de sistemas fotovoltaicos. O off grid não é conectado à rede elétrica e é voltado apenas para o consumo interno. Já o on grid, como o nome já indica, é conectado à rede e toda a energia excedente é oferecida à concessionária. Por fim, há um outro modelo, com bateria e conectado à rede, que permite o armazenamento.

Os custos iniciais de implantação são elevados, mas o retorno é garantido. É preciso também levar em conta o espaço necessário para a instalação das placas. Mas a aprovação em assembleia é simples, desde que a maioria concorde com a instalação, e a manutenção é muito simples. Em breve, o condomínio logo verá a economia na conta de energia!



bottom of page