top of page

Dividindo Experiências - Edifícios Sustentáveis

Atualizado: 5 de jul. de 2021




O Brasil é um dos países que mais investem em edifícios verdes no mundo. Mas você sabe exatamente o que são empreendimentos verdes? Em linhas gerais, eles são projetados ou adaptados para funcionar de maneira mais eficiente, reduzindo o desperdício de recursos naturais. São ambientalmente responsáveis em toda a cadeia, da construção à manutenção no dia a dia.


São muitas as vantagens desse tipo de empreendimento. Além da preocupação com o meio ambiente, eles também passam por um processo importante de valorização. Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com mais de 2 mil edifícios na cidade de São Paulo apontou uma valorização de 4% a 8% por metro quadrado, e uma taxa de vacância de 28,6%, contra 34,1% dos empreendimentos sem nenhum tipo de certificação verde.


Existem outras vantagens além da valorização e da redução na taxa de vacância. É o que aponta a gerente de propriedades Michele Giudicio, colaboradora da INNOVA. Ela diz que os novos empreendimentos verdes costumam estar localizados em regiões privilegiadas em que é possível usar meios de transporte alternativos, com foco na mobilidade ativa, como bicicletas e patinetes.


Ela diz ainda que há uma menor incidência de doenças ocupacionais e maior produtividade dos ocupantes, já que a relação entre a qualidade do ar e acesso a luz natural com a saúde e o bem-estar dos colaboradores já é comprovada. Michele ainda cita outros benefícios, mencionando os exemplos de empreendimentos que conseguiram zerar o envio de resíduos a aterros por conta da gestão eficaz.


O mais interessante é que mesmo condomínios mais antigos, que não foram originalmente projetados com a sustentabilidade em primeiro plano, podem passar por uma adaptação.


"Selos ambientais oferecem muitas vantagens e todos os edifícios, empresas e residências podem se tornar sustentáveis. Pequenas atitudes podem transformar o planeta", diz Michele. "E tudo começa com você. E aí, que diferença vai fazer pelo mundo hoje?".


INNOV.SE com a gente!



bottom of page