top of page

Dividindo Experiência - Gestão Eficiente

A gestão eficiente de um condomínio passa por diversos pilares: um bom corpo de gestão, uma boa administradora, um sólido departamento jurídico, um software robusto, a realização periódica de auditorias, entre outros.

Mas qual é o ponto mais importante para realmente oferecer uma gestão excelente? Para o gerente predial Fabiano Oliveira Leite, tudo começa com a paciência. "Ela é fundamental em todas as áreas da nossa vida pessoal e profissional, mas é ainda mais importante quando as funções que você exerce depende também de terceiros", afirma Fabiano.

É a paciência que se manifesta em outros elementos essenciais da boa gestão, como a resolução de conflitos e a comunicação entre colaboradores e departamentos diferentes. E é uma qualidade necessária para entender diferentes demandas e estruturar o bom funcionamento de cada departamento.

É o caso, por exemplo, da organização do setor financeiro. "É um dos mais difíceis de administrar em um condomínio, principalmente em empreendimentos com muitos gastos e despesas", diz Fabiano. "Mas é nele que se reflete toda a gestão de uma administradora", afirma o gerente predial.

Em sua visão, a realização de manutenções preventivas e corretivas, sozinhas, não dão conta de uma boa gestão se o controle das finanças, de gastos a investimentos, não é feito com empenho e atenção. "É primeiramente a partir da saúde financeira de um condomínio que proprietários, síndicos e conselheiros enxergam os resultados", diz Fabiano.



bottom of page