top of page

Departamento financeiro

Quem pensa que o departamento financeiro de um empreendimento imobiliário cuida apenas das contas a pagar e de outros aspectos mais burocráticos e operacionais da gestão financeira precisa rever sua percepção. É o que conta a analista financeira Patrícia Lima, que mostra como esse é um dos setores mais importantes de qualquer condomínio.


A área financeira é responsável por elaborar previsões orçamentárias em curto, médio e longo prazo, demonstrativos de fluxo de caixa, planilha de saldos, ratios, controle de inadimplência e acompanhamento de pagamentos e recebimentos dentro dos prazos de vencimento.


"Uma das palavras que melhor define o departamento financeiro é 'organização'. Ou seja, toda e qualquer movimentação deverá ser anotada e colocada em uma planilha. Assim, teremos um acompanhamento diário", afirma Patrícia. Nesse cenário, o fluxo de caixa se apresenta como um das principais ferramentas de controle financeiro e oferece uma visão completa de tudo o que acontece no empreendimento, incluindo lançamentos diários e previsões de lançamentos futuros.


Ela cita como exemplo a experiência no condomínio em que trabalha, The Penthouse Tamboré. Ela adotou o fluxo de caixa como principal ferramenta e, assim, consegue enxergar todas as receitas e despesas dentro do mês e acumuladas em períodos maiores. Dessa forma, pode tomar decisões com maior embasamento e é capaz de reajustar contratos e gastos.


Outra responsabilidade do setor financeiro que exige certo cuidado é a cobrança de inadimplentes. "Nem todos gostam de ser cobrados", diz Patrícia. Por isso, esse serviço é feito com cautela. Ela sugere, por exemplo, usar expressões como "mensalidade em aberto" como forma de amenizar a cobrança - que deve ser feita.


De acordo com Patrícia, todo trabalho precisa ser feito com transparência, para melhor entendimento e confiança tanto do síndico quanto dos proprietários. E finaliza com um conselho: "seja claro, objetivo, demonstre todos os gastos, recebimentos e saldos mensalmente". É a fórmula ideal para um trabalho de confiança e responsabilidade.




bottom of page