post innova dez2.002

Quer reduzir em até 50% a sua conta de água?

Seja para economizar na conta de água ou para garantir o abastecimento em tempos de seca, cada vez mais condomínios estão optando pela instalação de poços artesianos.

Dependendo do tamanho do condomínio e da capacidade do poço, em doze meses a economia já é suficiente para pagar o investimento. Mas, o assunto ainda gera muitas dúvidas técnicas e jurídicas. Os principais pontos de atenção para o condomínio são a legalização, a qualidade e a vazão da água, além da durabilidade do poço.

Tudo começa com estudos preliminares para avaliar a vazão e qualidade da água encontrada. Um condomínio residencial que tenha de 50 a 100 apartamentos, por exemplo, necessita de um poço que libere 10 mil litros de água por hora.

Depois a obra precisa ser votada em assembléia. Em seguida é preciso uma licença do departamento de água de cada estado. Também é exigido um cadastro junto à Vigilância Sanitária dentre outras obrigações. Apesar de não usar mais a água das companhias de saneamento, o condomínio ainda precisa pagar os custos do esgoto, que continua sob a responsabilidade da rede pública.

Já o tempo de instalação depende do projeto definido pelo geólogo ou empresa perfuradora. Um poço de 200 a 300 metros de profundidade leva em média quatro dias para ser perfurado. Sua vida útil depende dos materiais utilizados e da qualidade das manutenções. Mas, poços bem construídos duram mais de 30 anos. 

Segundo a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), grandes consumidores como shoppings, hospitais, hotéis e condomínios utilizam uma parte de água da concessionária e uma parte originada do poço. Na região metropolitana de São Paulo os poços já representam quase 10% de toda água consumida, mas ainda há uma grande margem a ser explorada.

A Innova tem a experiência necessária para ajudar na instalação de poços artesianos e na redução da sua conta de água. Para obter mais informações basta enviar um email para contato@innova.net.br ou ligar (11) 3755.3030.

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

3 + cinco =