• post innova wide-8

Invista em segurança do trabalho no seu condomínio

Um condomínio comercial ou residencial para funcionar corretamente precisa contratar diversos colaboradores: limpeza, segurança, jardinagem, manutenção e outros prestadores de serviços. Para garantir a segurança destes profissionais é importante que o empreendimento esteja em conformidade com as normas e observe a utilização dos equipamentos de segurança.

Por isso, tanto o síndico como a administradora, deverão incluir no contrato das empresas terceirizadas a obrigatoriedade do cumprimento das NR (Normas de Segurança do Trabalho) e todas aquelas que preservam a vida dos trabalhadores, que não são poucas:

NR 9 – P.P.R.A. (Programa de Proteção de Riscos Ambientais)
NR 7 – P.C.M.S.O (Programa de Controle Medico e Saúde Ocupacional)
LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
NR 6 – E.P.I. /E.P.C. (Equipamentos de Proteção)
NR 35 – Trabalho em Altura
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
ABNT NBR 15.475 – Acesso ror Corda
NR 28 – Fiscalização e Penalidades
A.V.C.B. – (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
NBR – ABNT 16.280 – Construção e Reformas
NBR – ABNT 12.779 – Mangueiras de Incêndio

Outro assunto que gera muitas dúvidas entre os síndicos é a constituição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nos edifícios. Embora a obrigatoriedade da comissão só vale para condomínios com a partir de 51 funcionários, os prédios com menos empregados também deverão indicar um representante de CIPA para cumprir as obrigações da NR-5.

Além disso, os condomínios residenciais (habitação multifamiliar) são obrigados, por lei, a possuir Brigada de Incêndio, promovendo anualmente um treinamento sobre riscos de incêndio, formas de prevenção, entre outros assuntos.

O não cumprimento dessas normas pode acarretar multas ao condomínio e, no caso de acidente de trabalho ou doenças ocupacionais, o síndico poderá ser responsabilizado civilmente e, até mesmo, criminalmente, caso haja comprovação de omissão ou negligência.

Por outro lado, as administradoras também são responsáveis na orientação das aplicações das normas no condomínio, sob crime de responsabilidade solidária. Mas não é só isso. Investir em segurança valoriza seu condomínio, pois a cada R$ 1,00 investido em segurança, oferece um retorno de R$2,20.

Para seu condomínio cumprir todas normas de segurança, entre em contato com a Innova pelo email contato@innova.net.br ou pelo telefone (11) 3755.3030.

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

16 + cinco =