• post innova wide.001

Conhece a certificação Leed para construções existentes?

Quando falamos em Certificação LEED, todos pensam em prédios novos ou que acabaram de ser construídos. Mas sabia que existe uma certificação para construções já existentes?

É o selo LEED EB O+M que foi criado justamente para destacar edifícios que passaram por readequações visando deixá-los mais sustentáveis. Ou seja, ele é destinado a garantir um bom desempenho do edifício através do monitoramento de gastos, resultando em economia e menos agressão ao meio ambiente.

Mas para obter o LEED EB O+M os prédios devem atender a pré-requisitos e créditos que geram pontos e os classificam entre os quatro níveis da certificação – certificado, prata, ouro e platina.

O primeiro passo para a obtenção da certificação LEED EB O+M é a avaliação do edifício e dos dados históricos de operação e manutenção, porque a partir daí é que são propostas as melhorias. De modo geral, especialistas avaliam que o sistema de ar condicionado, o sistema elétrico e todas as questões envolvendo os recursos hídricos são os itens mais comuns que precisam de ajustes, em maior ou menor grau.

O interesse do mercado nessa certificação é porque isso se desdobra não só na questão ambiental, mas também em termos de economia de operação. A redução de custo de operação é um fator de valorização do imóvel junto a condôminos e potenciais locatários, tornando-se poderosa ferramenta de negociação para a locação ou venda de uma unidade ou edifício.

Só para se ter uma ideia, após as realizações do que é necessário para a certificação, a diminuição do consumo de energia pode variar de 10 a 15%. Já a redução no consumo de água pode chegar a 30% dependendo do projeto. Mas por se tratar de uma certificação que também analisa a operação e manutenção, o LEED EB O+M tem validade de cinco anos e, após esse período, o edifício precisa passar por uma recertificação.

Para saber tudo o que que seu imóvel, novo ou existente, precisa para receber a Certificação LEED é só falar com a Innova no email contato@innova.net.br ou no telefone (11) 3755.3030.

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

8 + dois =