• post innova wide.001

Prepare seu condomínio para viver em uma cidade inteligente

As cidades inteligentes (smarty cities) são um assunto que interessa cada vez mais os governo, os cidadãos e os gestores de propriedades.

Elas utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade. São ações que podem acontecer em setores como planejamento urbano, habitação, energia, mobilidade, coleta de lixo, controle da poluição e muitos outros.

Segundo estudos recentes, a população mundial deve chegar a 8,6 bilhões em 2030, sua maioria vivendo em cidades, e este crescimento exige um novo pensamento sobre a estrutura que os centros urbanos necessitam para oferecer mais qualidade de vida, além de evitar problemas sociais e econômicos.

Cidades inteligentes são uma realidade que podem até parecer um pouco distante, mas existem, alguns exemplos delas no Brasil.

Uma delas fica no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará. Ela foi projetada sobre quatro pilares: ambiente construído, sistemas tecnológicos, recursos do ecossistema e pessoas.

A ideia é ter casas em lotes a partir de 150 metros quadrados em uma área aberta a todos, exatamente o oposto dos tradicionais condomínios fechados. Também será possível circular por toda a cidade por ciclovias, mas nem será necessário. O projeto prevê áreas residenciais próximas das áreas comerciais, minimizando a necessidade de grandes deslocamentos.

Além disso, tudo funcionará com um aplicativo que vai simplificar a vida dos moradores. Com ele os habitantes terão informações detalhadas sobre os gastos da casa e sobre o que é consumido na manutenção da cidade inteira através de sensores presentes em postes e lixeiras, até serviços públicos.

Como este exemplo mostra, não há solução inteligente que se desenvolva sem grandes investimentos em tecnologia. Por isso que aqui no Brasil, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias voltadas para urbanismo e a gestão de propriedades devem movimentar US$ 59 bilhões nos próximos anos.

Para saber como deixar a sua propriedade mais inteligente e preprarada para o futuro fale com a Innova. Basta enviar um email para contato@innova.net.br ou ligar (11) 3755.3030.

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

16 − doze =