• post innova wide2.001

10 dicas para reduzir sua taxa de condomínio.

A crise dos últimos anos tem apertado o bolso do brasileiro, inclusive dos condôminos. Hoje o corte de gastos é um assunto que vem ganhando cada vez mais importância. Então confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a reduzir sua taxa condominial.

1 – Individualização de água e gás: Com a medição e o controle individual do consumo de água e gás é possível reduzir o consumo geral em 30%.

2 – Água de reuso e aproveitamento: Aquela água que seria descartada pode ser tratada e reutilizada. É possível também implantar a captação de água da chuva e do lençol freático.

3 – Trocar as lâmpadas por led: Uma lâmpada de led é até 80% mais econômica do que a comum. A redução na conta de luz pode ser de até 40% e o investimento recuperado é, em média, de 6 a 8 meses.

4 – Controles automatizados de acessos: O sistema de biometria busca reduzir o custo de mão de obra de gerenciamento de circulação no condomínio. Existem condomínios que chegaram a reduzir R$ 16 mil mensais de despesas após a instalação do sistema.

5 – Horas extras dos funcionários: Na maioria dos condomínios até 70% do valor da taxa é destinado para cobrir a folha de pagamento. Contratar folguistas e implantar o controle informatizado de ponto pode reduzir os gastos do prédio.

6 – Terceirização de mão de obra: A terceirização da portaria, limpeza e/ou jardinagem pode ser uma boa solução a longo prazo.

7 – Economia com piscinas: Novas tecnologias tratam a mesma água com sal, ozônio ou íons e reduzem bastante o custo com produtos químicos convencionais.

8 – Investir em energia solar: Com prazo de retorno médio estimado em 7 anos, a economia com a energia solar pode chegar a 70% na conta final de energia.

9 – Elabore o orçamento no início de cada ano e, no final, feche as contas. O orçamento anual deve incluir as despesas do condomínio, receitas e estimativas de gastos relevantes para a execução do próximo ano de administração.

10 – Contrate uma administradora que trabalha com foco em gerar economias e agregar valor ao patrimônio dos seus clientes. Para isso, basta entrar em contato com a Innova através do email contato@innova.net.br ou do telefone (11) 3755.3030 e pedir um orçamento.

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

nove − 3 =