• post innova wide.001

É hora de planejar o orçamento do seu condomínio

Seu condomínio já começou a planejar o orçamento para 2019? Não? Então ele está entre os 40% dos condomínios da cidade de São Paulo que ainda não realizam o planejamento de despesas no fim do ano.

Com salários achatados e bolsos apertados, os condomínio precisam cuidar para que a cota mensal se mantenha o mais estável possível ao longo do ano, realizando o planejamento financeiro do edifício com antecedência e submetendo esses itens à aprovação da assembléia.

A previsão orçamentária nada mais é do que prever todas as despesas do ano seguinte. O montante projetado será dividido pelas unidades, levando em conta a fração ideal, e o resultado será a taxa cobrada mês a mês.

A indicação geral para fazer a previsão orçamentária é separar todas as despesas em grandes grupos. Mão de obra, contratos de manutenção, contas de consumo, despesas administrativas e fundo de reserva – a depender da convenção – são alguns deles. Depois de reunir as despesas, é necessário projetar os índices para o próximo ano. No caso dos funcionários, além do salário, a previsão deve incluir o porcentual previsto de dissídio para reajuste e os benefícios previstos na convenção da categoria. Os contratos, por sua vez, costumam ser corrigidos pelo IGP-M.

Também é indispensável que o condomínio considere ter uma folga orçamentária, porque podem acontecer imprevistos. O valor dessa folga depende do perfil do condomínio, mas pode chegar a até 20%.

Outra dica para o planejamento de despesas é verificar o histórico de inadimplência do condomínio e projetar esse déficit no orçamento, evitando, desta forma, maiores problemas com o fluxo de caixa do prédio.

Para planejar o orçamento do seu condomínio e não ser pego de surpresa, conte com os serviços de administração condominial da Innova Property Management. Para saber mais envie um email para contato@innova.net.br ou ligue (11) 3755.3030.

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

dezesseis − onze =