• post innova wide1.001

A arquitetura dos escritórios mudou. Como está o seu?

Já falamos algumas vezes aqui sobre como a sustentabilidade dos empreendimentos impacta positivamente no meio ambiente e também na produtividade funcionários.

Este mês vamos mostrar que a arquitetura e a decoração dos empreendimentos são igualmente importantes. Para isso convidamos a Triplex Arquitetura que, durante as próximas semanas, vai dar diversas dicas para os leitores. Neste primeiro post vamos conhecer quais são as tendências para a decoração de escritórios e espaços corporativos.

O primeiro ponto importante é não confundir tendências com moda passageira. Afinal o escritório tem que refletir a identidade da empresa, oferencendo conforto e segurança, com um toque de elegância e sofisticação, tornando o ambiente mais convidativo e menos intimidador para todos aqueles que o usam e visitam.

Então a primeira grande tendência é que os escritórios não são mais cubículos fechados para uma só pessoa. Eles tendem a ser um espaço coletivo, que permita a troca de ideias. As escrivaninhas e divisórias, estão dando lugar a estações de trabalho dinâmicas e biombos menores, para proporcionar os trabalhos em equipe.

Mas, apesar dos escritórios terem cada vez menos paredes, ainda é imprescindível que existam espaços fechados para reuniões. Mesmo nestes ambientes, é bom evitar o tom sério para que os funcionários não se sintam intimidados e para que as relações sejam estabelecidas de forma horizontal.

O projeto da foto acima é um bom exemplo. Nele foi utilizada uma base neutra, linhas retas e um toque de cor para dar um ar mais moderno ao ambiente. Puffs em formatos diferentesservem para relaxar, interagir e fazer reuniões mais informais. Ao fundo podemos ver uma sala de reunião para receber os clientes e para encontros que precisem de mais privacidade.

Também é importante que haja uma área de convivência na empresa. Este ambientedeve ser um local descontraído e propício ao relaxamento. Pode-se utilizar puffs, sofás, poltronas e pequenas mesas. Um aparelho de televisão e um espaço para o cafésão muito bem-vindos. Afinal, como os funcionários passam a maior parte do dia no escritório, este ambienteserve para eles darem uma pausa e, assim, melhorar a produtividade.

Outra tendência que veio para ficar é o conceito de sustentabilidade. Desde a melhor utilização da luz natural, passando pelas lâmpadas de LED, pelo controle da qualidade do ar, pelo conforto térmico, pelo uso de fontes alternativas de energia, descargas e torneiras ecológicas. Afinal, um escritório mais sustentável, gera benefícios econômicos, ambientais e na produtividade da equipe.

 

Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

18 + dezessete =