• post innova wide2.001

Já imaginou produzir sua própria eletricidade?

O que parecia um futuro distante já é realidade. A microgeração de energia no Brasil chegou a marca de 294 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica. E quem está na dianteira desta inovação são os comércio e serviços (44%), seguidos por residências (38%), indústrias (8,1%), consumidores rurais (5,6%), governo e serviços públicos (4%) e outros tipos, como iluminação pública (0,03%).
Segundo a Anaeel, o país possui hoje mais de 31.136 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, somando mais de R$ 1,6 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos ao redor de todas as regiões brasileiras.
Mas ainda há muito o que crescer. Estudos mostram que é possível garantir a autossuficiência energética das novas edificações até 2030 e de todas as edificações até 2050 se acelerarmos a geração de energia por fontes renováveis, a geração distribuída e fomentarmos avanços na eficiência energética. Essa mudança ainda garante reduções de até 84 GTon de emissões de gases, o suficiente para manter o aquecimento do planeta em até 1,5ºC.
Para ajudar a atingir esta meta o Green Building Council Brasil lançou a Certificação GBC BRASIL ZERO ENERGY, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, que verifica as ações para maximizar a eficiência energética, a geração de energia renovável no local ou remoto e a compra de Certificados de Energia Renovável.Um bom case de zero energy brasileiro é um empreendimento comercial que acaba de ser certificado e fica em Governador Valadares. Ele utilizou estratégias de simulação computacional, aliadas à implementação de tecnologias altamente eficientes o que resultou em 100% de geração de energia solar on site, 3.036 KWh de geração anual, suficientes para suprir o consumo de 2.318 KWh.

Para tornar seu condomínio auto-suficiente em energia ou para obter uma consultoria em gestão energética fale com a INNOVA. Temos todo o conhecimento para ajudar sua empresa a ser mais sustentável, inclusive conquistando a certificação ISO 14001 e LEED. É só entrar em contato pelo email contato@innova.net.br ou ligar (11) 3755.3030 para saber mais.
Share this Post!

About the Author : Editor Innova


0 Comment

Send a Comment

Your email address will not be published.

três × um =